Insólito

Menino de 11 anos morre ao fazer desafio das redes sociais

Garrett Pope Jr., de 11 anos, matou-se ao realizar o ‘jogo da asfixia’, um desafio que continua a ser popular nas redes sociais apesar das mortes que já provocou.

Neste ‘jogo’, quem cumpre o desafio priva-se intencionalmente – ou pede ajuda a um amigo – de ar, para que a falta de oxigénio no cérebro provoque um desmaio e, alegadamente, uma sensação de euforia.

Só nos EUA, este desafio, que se tornou popular na internet, acabou por provocar a morte acidental a centenas de adolescentes: só em 2006 foram 151.

O fenómeno, porém, nunca chegou a desaparecer e agora fez mais uma vítima, a terceira só no presente ano: Garrett Pope Jr., um menino de 11 anos que vivia na Carolina do Sul.

Segundo a KWQC, a criança foi encontrada já sem vida no quarto, com a autópsia a confirmar uma “asfixia acidental” como causa da morte.

No Facebook, o pai de Garrett Pope Jr. fez um sentido apelo para “prevenir outra tragédia como esta”.

“O Garrett Jr. estudava na sexta classe, tinha começado a jogar futebol às terças à noite, queria ir para [a Universidade de] Clemson, era divertido, inteligente, um excelente filho e um grande amigo dos irmãos”, recordou Garrett Sr..

“Não sabemos onde o Garrett aprendeu isto”, o ‘jogo da asfixia’, “mas o mais lógico é que tenha sido com outras crianças da escola ou da vizinhança. Por favor, não deixem que esta morte sem sentido tenha sido em vão. Este ‘jogo’ já foi longe demais. A minha família nunca sentiu dor como agora e não queremos que alguém passe pelo que nós estamos a passar. Por favor, alertem os vossos filhos e façam tudo o que puderem para evitar outra tragédia como esta”, escreveu o pai do menino.

Em destaque

Subir