Fórmula 1

Max Verstappen o mais rápido nos primeiros treinos na Alemanha

Depois do seu companheiro de equipa Daniel Ricciardo ter sido o mais rápido na primeira sessão de treinos livres do Grande Prémio da Alemanha, Max Verstappen acabou por ser o mais rápido destes ensaios de sexta feira.

O holandês da Red Bull realizou uma volta em 1m13,085s, fazendo baixar em cerca de cinco décimas a melhor marca conseguida pelo seu colega de equipa na sessão matinal.

Ricciardo tinha rodado em 1m13,525s da parte da manhã, mas cedo se percebeu que da parte da tarde as condições do traçado germânico iam melhorar e seria possível baixar os tempos por volta. O que de facto se veio a confirmar.

Apesar de ter feito o melhor tempo da segunda sessão de treinos Max Verstappen denunciou um problema à sua equipa quando baixava de velocidades. Algo que o levou às boxes a cinco minutos do final do treino. O holandês ainda regressou à pista, mas já em nada alterou a ordem estabelecida.

“Verificamos que tinha havido uma fuga de óleo. E por isso regressamos à pista para ver se tudo estava bem. De resto o carro portou-se muito bem. Isso é o mais importante, porque os tempos de hoje nada significam. As condições da pista alteram-se muito de um dia para o outro. Por isso vamos ver o que amanhã nos reserva”, declarou Verstappen após o treino.

Lewis Hamilton bem se esforçou para ficar com o melhor tempo, e esteve perto de o conseguir, mas ficaria a escassas duas milésimas de Verstappen, mostrando que tem capacidade de no sábado lutar pela ‘pole position’. Aliás como o Mercedes, já que no segundo monolugar da equipa Valtteri Bottas obteve o terceiro tempo, a somente oito milésimas do seu companheiro de equipa.

Os dois pilotos da Ferrari terminaram logo a seguir, fechando o top cinco, com Sebastian Vettel a ficar a 22 centésimas de Max Verstappen e Kimi Raikkonen a 34, antecedendo Romain Grosjean, o melhor dos outros no Haas. O francês foi o último piloto a ficar a menos de uma décima do melhor registo (0,88s).

Charles Leclerc, no Sauber, Nico Hulkenberg, no Renault, e Esteban Ocon, no Force India, completaram o top dez, do qual não fez parte Daniel Ricciardo. O australiano da Red Bull não conseguiu repetir o desempenho matinal, em grande parte devido a um enorme pião na curva 8, quedando-se pel 13º tempo. Mas o piloto de Perth não foi o único a apanhar um susto, como foi o caso de Sergey Sirotkin, que saiu largo e foi à gravilha na curva 13.

Apesar de ter integrado o top dez no treino da tarde, Esteban Ocon também esteve perto de ter um contacto com o McLaren de Stoffel Vandoorne na curva 9, onde vários pilotos encontraram adversários em marcha lenta durante uma volta lançada. Foi o caso do Haas de Kevin Magnussen mas no gancho da curva 6, que ‘estragou’ uma volta rápida a Fernando Alonso.

 

Em destaque

Subir