Motociclismo

Maverick Viñales faz história em Silverstone

MaverickVinlaesGraBretanha2

Maverick Viñales escreveu uma importante página da história do MotoGP ao alcançar a sua primeira vitória na disciplina este domingo, ao impor-se no Grande Prémio da Grã-Bretanha da disciplina, que teve como palco o circuito de Silverstone.

Para além de ser o primeiro triunfo do espanhol na categoria ‘rainha’ do motociclismo, foi também o primeiro da Suzuki desde que a marca regressou ao Moto GP.

Maverick, campeão de Moto 3 de 2013, conseguiu aproveitar bem o facto de largar para a corrida britânica da primeira linha da grelha de partida e depois isolar.se no comando, conseguindo cortar a meta com cerca de três segundos de vantagem sobre a concorrência mais próxima.

O favoritismo não ia para o espanhol da Suzuki, já que o ‘herói’ local Cal Crutchlow partia da ‘pole position’ e vinha de uma vitória convincente na República Checa.

CalCrutchlowGraBretanha4

No entanto nem o britânico da LCR Honda nem Valentino Rossi, que também largava da primeira fila do ‘grid’, conseguiram ter argumentos para Maverick Viñales, acabando apenas por conseguir acompanhar o espanhol no pódio.

Embora sem a chuva que caiu no ‘warm-up’ da manhã, a prova foi atribulada no seu início, devido um acidente entre Loris Baz e Pol Espargaro que obrigou a uma interrupção, com os dois pilotos a serem obrigados a passar pela clínica do circuito.

No reatamento Crutchlow e Rossi ainda lutaram pela liderança, antes de Viñales se apossar do comando e ‘ir-se embora’. Depois o britânico e o italiano tiveram de se haver com Andrea Iannone, Marc Marquez e Dani Pedrosa.

Iannone viria a cair a seis voltas do fim deixando os pilotos da Honda a discutirem entre si a quarta posição, favorável ao líder do campeonato, numa corrida onde Jorge Lorenzo teve uma atuação muito apagada, não indo além do oitavo lugar final.

MarcMarquezGraBretanha2

Classificação
1.º Maverick Viñales (Suzuki) 39m03,559s
2.º Cal Crutchlow (Honda) + 3,480s
3.º Valentino Rossi (Yamaha) + 4,063s
4.º Marc Marquez (Honda) + 5,992s
5.º Dani Pedrosa (Honda) + 6,381s
6.º Andrea Dovizioso (Ducati) + 12,303s
7.º Aleix Espargaro (Suzuki) + 16,672s
8.º Jorge Lorenzo (Yamaha) + 19,432s
9.º Danilo Petrucci (Ducati) + 25,618s
10.º Alvaro Bautista (Aprilia) + 32,084s

Em destaque

Subir