Nas Notícias

Marrocos: Descoberto um dos últimos dinossauros que viveu em África

Uma equipa de paleontólogos da Universidade de Bath, no Reino Unido, descobriu o fóssil de um dos últimos dinossauros que viveu em África antes da extinção da espécie, há cerca de 66 milhões de anos. A descoberta foi feita numa mina de fosfato no norte de Marrocos. Veja o vídeo.

O estudo, que foi publicado na revista ‘Cretaceous Research’, alega que depois da separação do supercontinente Gondwana (há milhões de anos a maior parte dos continentes atuais do hemisfério sul faziam parte deste continente gigante) surgiu uma nova espécie de dinossauros em África: o ‘Chenanisaurus Barbaricus’, parente próximo do conhecido ‘T-Rex’.

Os paleontólogos consideram esta descoberta como muito importante, uma vez que se sabe muito pouco sobre os dinossauros que viveram no continente africano até ao fim do período Cretáceo, há 66 milhões de anos.

“Não temos praticamente nenhum fóssil de dinossauros deste período de tempo em Marrocos, pode até ser o primeiro dinossauro do fim do Cretáceo em África”, afirmou Nick Longrich.

Deste modo, a equipa de cientistas descrevem este novo dinossauro como sendo carnívoros, bípedes como o T-Rex, na verdade este dinossauro está a ser considerado um mini ‘T-Rex’, com um focinho mais curto e fraco, assim como uns braços pequenos. Todo o hemisfério sul atual constituía o seu território.

Em destaque

Subir