Nas Notícias

Marcelo Rebelo de Sousa à nora

Marcelo_Rebelo_Sousa_CdP_900Não tenho visto nenhum debate, mas ontem estava a ver o telejornal e preocupado com o mau tempo e com possíveis cheias. Assisti, a partes, do debate Marcelo Rebelo de Sousa com Sampaio da Nóvoa

Marcelo Rebelo de Sousa mostrou que em frente-a-frente não se sente tão à vontade como quando está sozinho.

Ele adora ser o centro de tudo: do país, das televisões, dos portugueses. Todavia, há gente que lhe disputa o centro das atenções e que também pensa e sabe falar.

Sampaio da Nóvoa foi mais incisivo e acutilante e Marcelo Rebelo de Sousa que no seu subconsciente pensa que já tem a vitória garantida e, que só falta que lhe estendam a red carpet. Ficou à nora e começou a pulsar.

Tem que começar a pensar que cada dia que passa perde votos. A sua vitória não está garantida. A sua auréola de vencedor antecipado, neste debate desvaneceu-se. Quem brilhou foi um professor mas não o professor Marcelo, sim o professor Sampaio.

Marcelo não pode pensar que os outros candidatos o aceitam tal como é. Isso é para uma boa parte dos portugueses, onde entrou pelas suas casas, anos e anos-a-fio. Tem debilidades e idiossincrasias, que apontadas o tornam vulnerável.

Sempre disse que Marcelo ao falar como candidato perde votos. Uma coisa é falar como comentador, outra como candidato em que tenta mas não consegue ser tão consensual. Apesar de estar a fazer uma campanha muito inteligente e demarcando-se de excesso de partidarismo. O que penso é demonstrado pelas sondagens em que está a perder gás.

Marcelo tem a vantagem de ser muito conhecido, mas o handicap de ter todos contra si.

Marcelo pode vencer, mas a margem está mais estreita…

Marcelo Rebelo de Sousa um homem muito inteligente, escorreito, sagaz, com uma capacidade de análise notável e uma figura incontornável da política portuguesa. Um verdadeiro “senador” da nossa democracia, sendo uma reserva da República que agora se pode tornar efectiva, mas falta o dia 24 de Janeiro.

Em destaque

Subir