Nas Notícias

Marcelo elogia combate a incêndio em Sintra e Cascais que superou todas as expectativas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou hoje a resposta ao incêndio que afetou Sintra e Cascais, considerando “tranquilizador” que, mesmo com as condições desfavoráveis, o combate tenha superado todas as expectativas.

À chegada para as festas de Almoçageme, concelho de Sintra, Marcelo Rebelo de Sousa falou aos jornalistas, acompanhado pelo presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues

“É tranquilizador ver, para um fogo com aquela velocidade, com as condições muito desfavoráveis, como a resposta superou todas as expectativas. E isso deve ser sublinhado e elogiado hoje”, enalteceu.

O Presidente da República recordou que durante a madrugada acompanhou a situação, “de forma a não prejudicar os operacionais”, tendo estado na Câmara Municipal de Sintra e depois num aldeamento na Malveira, Guincho.

“Pude verificar a forma como autarcas, populações, incluindo até muitos estrangeiros, e sobretudo os operacionais, foram excecionais, em tudo. Na capacidade de resposta, os operacionais e as autarquias, e as populações e turistas, no civismo com que aceitaram e efetuaram a evacuação de casas ou, por exemplo, do parque de campismo, em tempo verdadeiramente recorde”, destacou.

O incêndio deflagrou no sábado, pelas 22:50, na Peninha, na serra de Sintra, distrito de Lisboa, e alastrou depois ao concelho de Cascais. Foi dominado pelas 10:45 de hoje.

O fogo provocou 21 feridos ligeiros, entre os quais dez operacionais e um civil que foram levados para o hospital e dez bombeiros que foram assistidos no local e regressaram ao combate ao incêndio.

Cerca de 300 pessoas foram retiradas do parque de campismo de Cascais e outras 47 foram levadas de suas casas, localizadas em toda a área do fogo.

Segundo as autoridades, não há habitações atingidas pelo incêndio.

Em destaque

Subir