Nas Notícias

Mar deixa 10 distritos sob aviso amarelo

A previsão de agitação marítima, com ondas a chegarem aos cinco metros, levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar 10 distritos sob aviso.

Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo, o segundo mais grave numa escala de quatro, até às 2h00 de sábado.

As barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim e Vila do Conde estão fechadas a toda a navegação, também devido à agitação marítima.

No caso das barras de Aveiro e da Figueira da Foz, estão fechadas a embarcações com comprimento inferior a 15 e 35 metros, enquanto a da Figueira da Foz está condicionada devido a assoreamento.

O distrito da Guarda também está sob aviso amarelo, até às 9h00, mas por causa da previsão de queda de neve.

Para hoje, o IPMA prevê nas regiões do norte e centro céu muito nublado ou encoberto, períodos de chuva, sendo mais frequente e intensa no Minho e Douro Litoral durante a madrugada e manhã e queda de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado de sudoeste, soprando moderado na faixa costeira e moderado a forte com rajadas até 75 quilómetros por hora nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, subida da temperatura mínima e pequena subida da máxima.

No sul, prevê-se períodos de céu muito nublado, vento fraco a moderado do quadrante oeste, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 4 graus Celsius na Guarda e os 10 em Lisboa e no Porto, com as máximas a variar entre os 8 na Guarda e os 18 graus em Santarém.

Em destaque

Subir