Mundo

Onze crianças resgatadas da gruta da Tailândia

Mais uma criança foi resgatada da gruta em Mae Sai, na Tailândia, nesta terça-feira, na terceira fase do resgate, que está em curso. Trata-se do terceiro salvamento realizado hoje. Resta uma criança e o treinador.

Segundo avança a agência Reuters, há mais três resgates bem sucedidos, no terceiro dia de resgate na gruta da Tailândia, onde 12 crianças e um adulto ficaram presos.

Deste modo, há 11 salvamentos bem sucedidos, restando apenas duas pessoas.

O treinador de futebol deverá ser o último a ser retirado, de acordo com as últimas informações divulgadas pelas autoridades.

No domingo foram salvas quatro crianças, na segunda-feira outras tantas, e hoje a prioridade definida pelas autoridades aponta para o mesmo número de extrações da gruta, ficando o treinador, que foi monge budista durante uma década, para a última tentativa de resgate, de preferência ainda durante o dia, já que as condições climatéricas pioraram nas últimas horas.

As chuvas fortes estão a marcar hoje o início das operações de resgate, que terão começado pelas 08h00 locais (02h00 em Lisboa).

Este era o cenário que as autoridades tailandesas receavam, colocando mais pressão ainda na missão dos mergulhadores, uma vez que continuam a chegar informações sobre a descida na percentagem de oxigénio no ar no complexo subterrâneo da Doi Nang Non, que se estende por quatro quilómetros, com água a atingir o teto em algumas secções.

No domingo também choveu bastante, mas na segunda-feira o mesmo chefe da célula de crise afirmou que tal não tinha alterado o nível da água na gruta.

Durante toda a madrugada e manhã choveu no local onde decorrem as operações de socorro.

Em destaque

Subir