Nas Notícias

Mais de 900 voluntários e 50 organizações limpam e replantam zonas de paisagem protegida

ambienteMais de 900 voluntários juntam-se amanhã, dia 3 de outubro, para limpar e replantar sete zonas de paisagem protegida, naquela que é a maior iniciativa de voluntariado corporativo promovida em Portugal, tendo no total das várias edições contado já com mais de 4500 voluntários de todo o país.

O desafio partiu do GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial – que todos os anos realiza o GIRO, um dia solidário que junta as empresas associadas em torno de uma causa.

Ao contrário das edições anteriores em que grande parte das iniciativas incidiram sobre a área social, o ambiente é o mote para esta nona edição que, além de 45 empresas associadas, reúne também e pela primeira vez duas entidades académicas e oito instituições de solidariedade social convidadas, registando ainda um aumento recorde de voluntários em relação à edição anterior.

Serão os profissionais destas mais de 55 organizações que trocam os seus locais de trabalho por sete zonas protegidas no Continente, Madeira e Açores para melhorar e preservar um património natural e genético que é de todos, depois das edições anteriores se terem centrado em iniciativas de apoio social.

No total vão realizar sete ações ambientais na Costa da Caparica, Esposende, Penela, Sintra, Monchique, Santana na Madeira e S. Miguel nos Açores, sendo que nas ilhas a iniciativa decorre a 10 e 17 de outubro, respetivamente.

Em cada zona protegida, o GRACE conta ainda com o apoio de instituições locais dedicadas ao ambiente, natureza ou património – Esposende Ambiente em Esposende, FLOPEN – Associação de Produtores e Proprietários Florestais do Concelho de Penela, Parques de Sintra – Monte da Lua, Grupo Flamingo na Caparica e em Monchique, e Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) na Madeira e Açores.

Em destaque

Subir