Nas Notícias

Oettinger, o comissário europeu que culpa as celebridades nuas por serem vítimas de roubo

unfappening As celebridades vítimas do Fappening são as responsáveis por terem fotos delas, nuas, a circular na internet. “Se alguém é suficientemente estúpido parar tirar uma foto nua e por online não pode esperar que o protejamos”, afirmou o alemão Günther Oettinger.

As vítimas de assalto são responsáveis pelo que lhes é roubado, defendeu hoje Günther Oettinger. O alemão indigitado para a Comissão Europeia, nomeadamente para a pasta da economia digital, referia-se às celebridades a quem roubaram fotos nuas, das contas iCloud, num ataque informático que ficou conhecido como o Fappening.

“Se alguém é suficientemente estúpido como uma celebridade que tira uma foto nua e põe online, certamente não pode esperar que o protejamos. Quer dizer, a estupidez é algo de que não se pode, ou só se pode parcialmente, proteger as pessoas”, argumentou Oettinger, quando foi confrontado sobre as políticas que defende para a proteção de conteúdos digitais.

“Podemos mitigar ou até eliminar alguns riscos, mas como qualquer tecnologia, não podemos excluir todos os riscos”, insistiu o alemão, citando depois o exemplo “meio sério”, como o próprio descreveu: “o facto de ter havido um número cada vez maior de lamentos públicos de celebridades que tiraram selfies… Simplesmente não consigo acreditar”.

As declarações do político alemão, de 61 anos, chocou uma eurodeputada conterrânea. Julia Reda, do Partido Pirata da Alemanha, acusou o futuro comissário europeu de “pôr a culpa nas vítimas e não nos criminosos”.

“Talvez não seja da sua suposta estupidez que as pessoas têm de ser salvas, mas de um comissário de outro tempo e época”, escreveu Reda, num comentário publicado no blogue.

Numa análise técnica, a Der Spiegel demonstrou que o futuro comissário europeu para a economia digital pouco percebe do… digital. “Não tem a mínima ideia sobre as questões atuais e as questões no centro da sua nova pasta”, realçou a revista alemã.

No mesmo artigo, a Der Spiegel lembrou que as fotos nuas foram roubadas a partir das contas iCloud, para onde os iPhones enviam um backup automático dos registos feitos com o aparelho. Ou seja, não foram as vítimas que puseram os conteúdos online: os hackers é que conseguiram entrar nas contas pessoais das celebridades.

Para o Süddeutsche Zeitung, a questão é saber como é que um futuro comissário europeu que ainda está a aprender inglês vai discutir questões técnicas “como clouds e endereços de IP”.

Refira-se que Günther Oettinger não é alheio a polémicas. Na mesma audiência no Parlamento Europeu, o alemão respondeu que o ‘direito ao esquecimento na internet’ não se aplica quando o tema foi abordado pela imprensa. O tema em causa, saliente-se, era a devolução da carta de condução, a que Oettinger foi obrigado depois de apanhado a conduzir com excesso de álcool.

O antigo comissário europeu da Energia (na Comissão liderada por Durão Barroso desde 2010) foi também o autor da proposta para que Portugal e outros países colocassem a bandeira a meia-haste enquanto não cumprissem a meta do défice.

“Seria uma medida simbólica, mas seria um bom dissuasor”, justificou Oettinger num primeiro momento, para posteriormente negar ter avançado com tal proposta.

Apesar das polémicas, o alemão vai mesmo ser aprovado para a pasta da economia digital.

Uma porta-voz de Günther Oettinger declarou, quando questionada pela BBC, que o futuro comissário europeu não pretende desculpar-se pelos comentários sobre as celebridades a quem roubaram fotos nuas.

Em destaque

Subir