Insólito

Maior moeda de ouro do mundo roubada do Museu Bode

A maior moeda de ouro do mundo, que estava em exposição no Museu Bode, em Berlim, foi roubada, esta madrugada, por indivíduos que ainda não foram identificados, segundo anunciaram as autoridades alemãs.

A agência Efe noticia que o alerta foi dado após ter sido encontrada uma escada de mão no exterior do museu, junto a uma linha de comboios próxima. Em consequência do assalto, a linha férrea esteve encerrada durante várias horas.

Agora, as autoridades alemãs estão a investigar o caso, para tentar perceber como os assaltantes entraram no Museu Bode, edifício que fica a menos de 100 metros da residência particular da chanceler alemã, Angela Merkel.

A Real Casa da Moeda do Canadá produziu a moeda (que foi roubada) em 2007, numa série limitada. É totalmente feita de ouro, tem um peso de 100 quilogramas e está avaliada em um milhão de dólares, cerca de 926 mil euros.

Uma das faces da moeda contém o perfil da rainha Isabel II de Inglaterra, a chefe de Estado do Canadá, e na outra face, tem uma folha de plátano, o símbolo nacional do país.

Em 2008, esta moeda entrou para o livro do Guiness como a maior moeda de ouro do mundo.

 

Em destaque

Subir