Economia

Lista Pública de Devedores já tem mais de 31 mil ‘membros’ e envolve créditos de 434 milhões de euros

mealheiroMais de 31 mil contribuintes, entre particulares e empresas, devem créditos que já passam os 434 milhões de euros. Os dados, apurados pelo jornal Público, indicam ainda que uma esmagadora maioria dos casos (94,3 por cento) tem o processo arquivado por insuficiência de bens.

Mais de 434 milhões de euros estão por pagar em Portugal, de acordo com os dados registados na Lista Pública de Devedores, a base de dados criada pelo Ministério da Justiça em 2009. O jornal Público publica hoje uma análise ao comportamento desta lista e reitera que, em outubro, havia mais de 31 mil devedores, entre particulares e empresas.

Entre as principais conclusões, o diário apurou que uma esmagadora maioria dos casos – 94,3 por cento – tem o processo arquivado por arquivado por insuficiência de bens, o que significa que os devedores não têm qualquer património com que possam saldar parte da dívida. Assim, só em 5,7 por cento dos casos que entraram em tribunal é que o queixoso recuperou o montante devido.

O trabalho do Público foi efetuado com os dados de outubro, com o jornal a realçar que no domingo a Lista Pública de Devedores já tinha mais de 33 mil ‘inscritos’.

Em destaque

Subir