Mundo

Reatores nucleares parados levam Coreia do Sul a encarar inverno com falhas de energia “sem precedentes”

coreia sul nuclearA Coreia do Sul prepara-se para um inverno com “falhas de energia sem precedentes”, após dois reatores nucleares terem sido desligados. Milhares de componentes têm de ser substituídos, o que significa que os ‘apagões’ poderão ocorrer com muita frequência.

Dois dos 23 reatores nucleares da Coreia do Sul foram hoje desligados, na sequência das inspeções que revelaram a adulteração das certificações de qualidade de milhares de componentes. “É inevitável que assistamos a falhas de energia sem precedentes durante este inverno”, alertou o ministro da Economia e Conhecimento, Hong Suk-Woo.

Cerca de um terço da energia elétrica consumida pelos sul-coreanos é produzida através do nuclear. Porém, as inspeções mais recentes detetaram 60 casos de adulteração da garantia de qualidade, relativas a quase 7700 componentes e envolvendo oito fornecedores. Para substituição das peças, dois reatores do complexo de Yeonggwang vão ficar desligados durante as próximas semanas.

O ministro da Economia e Conhecimento negou que os problemas ponham em causa a saúde pública, cerca um mês depois de outros dois reatores terem sido desligados por apresentarem problemas no funcionamento. Em maio, cinco engenheiros foram acusados de procurarem encobrir uma falha potencialmente perigosa no complexo nuclear mais antigo do país. Hong Suk-Woo acrescentou que a Coreia do Sul vai manter a aposta no programa nuclear, estando quatro reatores a serem construídos presentemente.

Em destaque

Subir