Mundo

Lince ibérico encontrado morto com 300 chumbos em Espanha

Um lince ibérico de apenas três anos, chamado Marvel, foi encontrado morto esta sexta-feira, em Córdoba, depois de ter sido alvejado por um caçador à ‘queima-roupa’, denunciou o biólogo Miguel Ángel Simón.

Miguel Ángel Simón é biólogo e diretor do programa Life Iberlince, que visa a recuperação da distribuição histórica do Lince ibérico, celebrado entre Portugal e Espanha.

Em declarações ao El País, Simon confirmou que o corpo do animal pertencia à população dos linces controlados por este programa e que foi encontrado devido ao colar de localização que transportava.

Depois de ser sujeito à realização de um raio X, foi diagnosticada a causa de morte: tinha cravado no corpo mais de 300 chumbos de caçadeira.

A imagem foi partilhada pelo próprio biólogo nas redes sociais, que acredita tratar-se de uma ato premeditado.

“Acontecimentos como este são dramáticos para o esforço dos dois países (Portugal e Espanha) e 22 parceiros”, escreveu, antes de pedir “maior educação e consciencialização ambiental”.

Em 2017, morreram 58 linces, 31 dos quais atingidos por caçadores. Os dados deste ano ainda não são oficiais, mas sabe-me que pelo menos 27 exemplares morreram.

Em destaque

Subir