Desporto

Liga dos Campeões: Dragão abre as portas ao sonho de repetir 2004

Estávamos na época de 2003/2004, o FC Porto vencera um ano antes a Taça Uefa (atual Liga Europa). Nas bancadas era um sonho, no banco e no balneário era muito mais que isso. O FC Porto começa hoje uma caminhada por estradas que conhece bem.

As portas do Estádio do Dragão abrem-se hoje naquele que é o primeiro jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões. À semelhança da época de 2003/2004, os dragões vêm de erguer a ‘filha mais nova’ da Liga dos Campeões. Depois de uma época perfeita, com André Villas-Boas ao comando do barco, na memória dos adeptos portistas está bem presente a caminhada entre 2002 e 2004, altura que venceram as duas principais provas europeias de clubes. Agora, como aí, foram poucos os que saíram, Jorge Nuno Pinto da Costa blindou os mais importantes com cláusulas milionárias com o sonho de conquistar a terceira Liga dos Campeões.

Já não cá mora o obreiro do ano transato. Desta vez, o homem que venceu uma optou por não tentar vencer a segunda e trocou de azuis. Vítor Pereira senta-se num banco que conhece, mas numa prova que desconhece. A música é a mesma, muda-se apenas o maestro.

O FC Porto está igual, não para pior nem para melhor, continua com o seu ADN próprio e único, sem medo do emblema do outro meio campo, preparado para o que der e vier. Nas bancadas, um sonho, recentemente já vivido e desejado a cada ano que passa.

Do outro lado, o Shakhtar Donetsk, uma formação também ela habituada a ouvir o famoso hino das estrelas antes dos 90 minutos e composta pelo futebol bonito. A formação ucraniana tem oito brasileiros na equipa e também sabe o que é ganhar na Europa. Recorde-se que a equipa de Mircea Lucescu venceu a Taça UEFA em 2008/2009, frente ao Werder Bremen.

Vítor Pereira coloca gelo na euforia

A época passada foi recheada de títulos, ao todo quatro. O treinador portista, estreante nestas lides, tenta segurar uma euforia normal e já habitual nas bancadas do Dragão: “A equipa do Shakhtar está recheada de bons jogadores, muitos da seleção brasileira, vão-nos certamente criar muitas dificuldades”, afirmou o ex-adjunto de André Villas-Boas.

FC Porto e Shakhatar Donestk entram em campo à hora do costume, 19h45, na primeira jornada do grupo G da Liga dos Campeões. Para seguir na RTP1.

Em destaque

Subir