Tecnologia

Empresa norte-americana cria software que escreve textos originais e de forma autónoma

Pode vir a ser uma ferramenta muito útil no jornalismo e na forma com a informação chega aos leitores. A empresa chama-se Narrative Science e criou inicialmente o software para o desporto.

Imagine como seria se, para construir um texto, apenas precisasse de inserir dados estatísticos, por exemplo, de um jogo de futebol, e se um software tratasse do resto. A empresa norte-americana Narrative Science criou algo do género. O programa de computador, inicialmente produzido para o desporto, é capaz de interpretar dados estatísticos e escrever um texto original e de forma autónoma, em cerca de um minuto.

Atualmente, o software já está numa fase de testes com cerca de 20 empresas que se dedicam a relatar desporto. Segundo o Público, o site Big Ten Netword é um dos que já o utiliza para fazer resumos no final dos jogos.

Desconhece-se para já o impacto que o software terá no mundo do jornalismo e na forma como os editores o poderão utilizar no futuro para produzir a informação. Se por um lado são vistas vantagens possíveis na rapidez com que essa mesma informação é criada, por outro pode significar a dispensa de recursos humanos nas editoras.

O software esteve em ‘laboratório’ durante cerca de uma década. Depois de muita investigação e desenvolvimento, chega agora à sua fase inicial de testes, embora ainda não tenha sido anunciada a sua comercialização, ou o preço.

Em destaque

Subir