Desporto

Liga dos Campeões: Benfica perdulário em Camp Nou; Braga diz adeus com nova derrota

liga dos campeoes 1Encarnados tiveram à disposição uma mão cheia de oportunidades, mas as pernas tremeram na hora de meter a bola dentro da baliza. Na pedreira, pedia-se uma despedida em grande, mas o Braga acabaria por sair derrotado novamente.

Jogou-se esta quarta-feira a sexta e última jornada dos grupos E, F, G e H da Liga dos Campeões. O Braga, a jogar em casa frente ao Galatasaray, cumpria apenas calendário. Já o Benfica tinha ainda uma resta de esperança, precisando, no mínimo, de fazer o mesmo resultado que o Celtic, e esteve perto disso, muito perto.

Benfica-Barcelona
A formação de Jorge Jesus defrontou um Barcelona que, embora tivesse mantido o seu habitual sistema de jogo, teve no 11 titular inúmeras alterações. Jogadores como Xavi, Iniesta ou Busquets ficaram na bancada. Um tal de Messi foi para o banco, o Benfica tinha, como provavelmente nunca mais terá, uma das melhores oportunidades para ganhar um jogo no Camp Nou.

As águias entraram melhor, tentando anular a troca de bola dos catalães e pressionado no meio campo adversário. A primeira parte teria sido perfeita, caso do lado dos portugueses não existisse um misto de egoísmo e ineficácia.

Rodrigo, Lima, por duas vezes, e Ola John tiveram à disposição oportunidades pouco habituais contra uma equipa do calibre do Barcelona. O internacional espanhol foi egoísta, aos 11 minutos, tentando bater Pinto quando tinha Nolito ali ao lado, completamente sozinho. Lima também tentou, primeiro de cabeça, na pequena área, e depois com o pé direito, com a bola a ir bater caprichosamente no poste. Pouco tempo depois, o brasileiro assistiu Ola John, que trabalhou bem na direita mas também não conseguiu bater o guarda-redes espanhol.

O Benfica desesperava, nem o mais otimista adivinharia tamanha superioridade das águias em Camp Nou. Na segunda parte, mais do mesmo. Logo no reinicio, Nolito falha o golo por milímetros. Depois veio o cansaço e a tentativa de segurar o empate, decisão fatal para Jorge Jesus, que retirou um avançado e reforçou o meio campo. Pouco tempo depois, o Celtic fazia o dois a um frente ao Spartak, o Benfica tinha mesmo de vencer.

Até final, mesmo a jogar praticamente em contra-ataque, o Benfica ainda voltou a carregar, dispondo de mais uma ou duas excelentes oportunidades para marcar.

Pelo que fizeram, os encarnados não mereciam a derrota. Certo é que, a falhar golos assim, o Benfica tem de se conformar com a ida para a Liga Europa.

Braga-Galatasaray
Na pedreira, o SC Braga já não tinha qualquer hipótese de passagem aos oitavos de final. Mesmo assim, nas bancadas, os adeptos esperavam uma vitória na despedida.

O Braga entrou melhor e chegou à vantagem aos 32 minutos, com um grande golo de Mossoró, de fora de área, a bater Muslera. No segundo tempo, os turcos sabiam de tinham de correr atrás do prejuízo, a passagem aos ‘oitavos’ ainda era possível. O Galatasaray acabaria por conseguir a cambalhota no marcador, com golos de Burak, aos 58, e de Aydin, aos 78.

Final de linha das competições europeias para o SC Braga, que termina a fase de grupos na última posição do Grupo H com cinco derrotas em seis jogos.

Veja de seguida os resultados completos desta sexta jornada da Liga dos Campeões:

Grupo A
PSG 2-1 FC Porto;
Dínamo Zagreb 1-1 Dynamo Kiev.

Classificação
1.º- PSG: 6 jogos, 15 pontos;
2.º- FC Porto: 6, 13;
3.º- Dynamo Kiev: 6, 5;
4.º- Dínamo Zagreb: 6, 1.

Grupo B
Olympiacos 2-1 Arsenal;
Montpellier 1-1 Schalke 04;

Classificação
1.º- Schalke 04: 6 jogos, 12 pontos;
2.º- Arsenal: 6, 10;
3.º- Olympiacos: 6, 9;
4.º- Montpellier: 6, 2.

Grupo C
AC Milan 0-1 Zenit;
Málaga 2-2 Anderlecht.

Classificação
1.º- Málaga: 6 jogos, 12 pontos;
2.º- AC Milan: 6, 8;
3.º- Zenit: 6, 7;
4.º- Anderlecht: 6, 5.

Grupo D
Real Madrid 4-1 Ajax;
Borussia Dortmund 1-0 Manchester City.

Classificação
1.º- Borussia Dortmund: 6 jogos, 14 pontos;
2.º- Real Madrid: 6, 11;
3.º- Ajax: 6, 4;
4.º- Manchester City: 6, 3.

Grupo E
Shakhtar Donetsk 0–1 Juventus;
Chelsea 6–1 Nordsjaelland.

Classificação
1.º- Juventus: 6 jogos, 12 pontos;
1.º- Shakhtar Donetsk: 6, 10;
3.º- Chelsea: 6, 10;
4.º- Nordsjaelland: 6, 1.

Grupo F
Lille 0–1 Valência;
Bayern Munique 4–1 BATE.

Classificação
1.º- Bayern Munique: 6 jogos, 13 pontos;
2.º- Valência: 6, 13;
3.º- BATE: 6, 6;
4.º- Lille: 6, 3.

Grupo G
Barcelona 0–0 Benfica;
Celtic 2–1 Spartak Moscovo.

Classificação
1.º- Barcelona: 6 jogos, 13 pontos;
2.º- Celtic: 6, 10;
3.º- Benfica: 6, 8;
4.º- Spartak Moscovo: 6, 3.

Grupo H
SC Braga 1–2 Galatasaray;
Manchester United 0–1 Cluj.

Classificação
1.º- Manchester United: 6 jogos, 12 pontos;
2.º- Galatasaray: 6, 10;
3.º- Cluj: 6, 10;
4.º- SC Braga: 6, 3.

Em destaque

Subir