Nas Notícias

Células estaminais passam a ser recolhidas no Hospital de S. João ainda este mês

hospital sao joao

O presidente do Instituto Português do Sangue afirmou à TSF que o Lusocord, o banco público de células estaminais, será reativado ainda este mês. Hélder Trindade explicou que a recolha terá lugar no Hospital de S. João, com quem o IPS vai assinar um acordo nos próximos dias.

O Lusocord, único banco público de células estaminais em Portugal, vai voltar a ser reativado, assim que seja assinado um protocolo entre o Instituto Português do Sangue (IPS), que tutela o banco, e o Hospital de São João, no Porto. A notícia foi avançada à TSF pelo presidente do IPS, Hélder Trindade, ainda antes do acordo estar firmado.

“Uma vez que, neste momento, já decorreram todos os ensaios para podermos começar a congelação de unidades de sangue do cordão, nos próximos dias um passo importante é assinarmos o protocolo com a primeira maternidade que vai entrar em colaboração com o banco público de cordão, a maternidade do Hospital de S. João. A partir desse momento, estamos em condições de começar a última fase que é a de criopreservação de unidades de sangue de cordão”, explicou o responsável.

O Lusocord tinha sido encerrado em setembro, devido a irregularidades na gestão e nos procedimentos de recolha, transporte e conservação das células do cordão umbilical. Procedimentos que serão diferentes na maternidade do Hospital de São João, onde passarão a ser realizados, avançou Hélder Trindade.

O presidente do IPS revelou ainda a intenção de alargar este tipo de parceria a outros hospitais do Serviço Nacional de Saúde, embora as atenções, de momento, estejam concentradas no acordo com o Hospital de S. João.

Em destaque

Subir