Hoje é dia

13 de junho, o dia em que Portugal viu nascer e morrer grandes nomes

O que aconteceu em 13 de junho em Portugal e no Mundo?

Fernando Pessoa, Vasco Santana, António Variações, Hermínia Silva, Eugénio de Andrade e Álvaro Cunhal.

Ou seja, nomes das artes, da política e da História de Portugal, que nasceram ou morreram a 13 de junho em Portugal.

13 de junho em portugal

Assim, este é o ponto de partida para a viagem pelo dia 13 de junho, que tem particularidades históricas, num dos Hoje é Dia mais marcantes.

13 de junho em Portugal

Treze de junho não é dia de Portugal, mas reúne uma série de eventos que conferem a esta data um simbolismo nacional quase irrepetível, no calendário.

Neste 13 de junho em Portugal, nasceram ou morreram algumas das grandes referências.

Todavia, a viagem começa no século XIV, na Idade Média, quando em 1373, no dia 13 de junho Portugal assina com a Inglaterra a Aliança Luso-Britânica, a mais antiga aliança entre nações que vigora.

Hoje, contudo, esta aliança praticamente não se invoca, em virtude da integração de Portugal e da Inglaterra em instituições como a União Europeia (de onde a Inglaterra entretanto saiu) e a Nato.

No entanto, foi de extrema importância na política externa portuguesa, ao longo de mais de 500 anos.

A 13 de junho em Portugal, assinala-se o nascimento de Fernando Pessoa, um dos grandes nomes da História da Literatura portuguesa.

Lembramos ainda Vasco Santana, António Variações, Hermínia Silva e Eugénio de Andrade, nomes de diferentes artes, que morreram no mesmo dia.

Recorda-se também Álvaro Cunhal, nome incontornável da política lusa, personalidade que morreu a 13 de junho de 2005.

Nasceram a 13 de junho

Nasceram neste dia Thomas Young, físico, médico e egiptólogo britânico (1773) e James Clerk Maxwell, físico britânico (1831).

Por outro lado, nasceram também Fernando Pessoa, poeta português (1888) e Maria Helena Vieira da Silva, pintora portuguesa (1908).

E ainda John Forbes Nash, matemático norte-americano (1928), Paul Veyne, arqueólogo e historiador francês (1930), e Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU (1944).

Morreram neste dia

Morreram neste dia ‘Alexandre, o Grande’, conquistador do mundo antigo (323), Santo António de Lisboa, santo católico (1231), e Vasco Santana, ator português (1958).

António Variações, músico, compositor e barbeiro português (1984) e Hermínia Silva, fadista portuguesa (1993), também perderam a vida neste dia 13 de junho em Portugal.

Também Álvaro Cunhal, político português (2005), Eugénio de Andrade, poeta português (2005), e Fernanda Barroso, militante comunista, viúva de Álvaro Cunhal (2006).

Hoje, festeja-se o Santo António em diversas cidades portuguesas, entre as quais a capital do País.

Em destaque

Subir