Johari foi vítima de um invulgar crime passional: foi sufocada por um leão com quem partilhava a jaula, no zoo de Dallas. O ataque, feito em parceria com outro jovem leão, ocorreu no domingo à tarde e surpreendeu os visitantes.
Um jovem leão, num ataque conjunto com outro macho, matou a leoa Johari, no domingo à tarde. O crime passional ocorreu no Zoológico de Dallas, nos EUA, e não apanhou só os visitantes de surpresa: os próprios tratadores não entendem o que causou este ato invulgar entre os leões.
“Trabalho com animais há mais de 35 anos e isto nunca tinha acontecido”, admitiu a veterinária do zoo, Lynn Kramer, citada pela estação WFAA. “No início, pensávamos que eles estivessem a brincar, mas rapidamente percebemos que ele a estava a matar e tudo aconteceu à nossa frente”, complementou Michael Henshaw, uma das dezenas de visitantes que presenciaram o ataque, no domingo à tarde.
Segundo esta e outras testemunhas visuais citadas pela WFAA, um dos machos começou a morder o pescoço de Johari, como se estivesse a brincar. Quando se juntou o segundo leão, que aparentava estar a morder com mais força, deixou de parecer uma brincadeira. Ao fim de uns dez minutos, segundo quem presenciou, a leoa permanecia imóvel e “visivelmente flácida”.
A necrópsia confirmou que Johari morreu sufocada. “Externamente foi possível notar que ela tinha feridas e algumas hemorragias. Basicamente, a traqueia foi bloqueada e ela foi sufocada com o ataque dos outros leões”, explicou a veterinária.
Quando se aperceberam do que estava a acontecer, os tratadores emitiram o ‘código vermelho’, isolando a jaula dos visitantes e tentando separar os machos das fêmeas. Contudo, já era tarde para Johari, que convivia com os dois leões e outras duas leoas desde 2010.
https://www.youtube.com/watch?v=0uripBYQCaU