Economia

Legalização da Uber: Taxistas não querem concorrência

uber portugal

A Uber continua a dar que falar e apesar de um visível abrandamento nos protestos contra a mesma, por parte dos taxistas, a verdade é que os mesmos vão voltar às ruas, segundo várias associações que representam os mesmos.

Em causa está o anúncio do Governo que promete legalizar as novas plataformas de mobilidade, como a Uber e a Cabify. No entanto, a legalização da Uber parece não acalmar os taxistas. Os mesmos – através de associações representativas – dão a entender que não querem mesmo é concorrência.

Em declarações à Lusa, o Presidente da Federação Portuguesa do Táxi deu a entender que o problema dos taxistas não é a ilegalidade da Uber, mas sim a sua existência como plataforma alternativa.

“O que o Governo quer não é resolver os problemas do sector. Anda à procura de conseguir tirar alguns argumentos que põem em causa a ilegalidade da Uber e não só, como a concorrência desleal, a fuga ao fisco, etc…”, disse Carlos Ramos em declarações à Lusa.

Também o presidente da ANTRAL, Florêncio Almeida, já afirmou que se o Governo levar para a frente a legalização da Uber – que deverá acontecer após o verão – vai endurecer os protestos contra a plataforma.

“Com certeza que, se tivermos que ir novamente para a rua, não irá ser como tem sido das últimas vezes”, afirmou Florêncio Almeida.

O grupo de trabalho criado pelo Governo para pôr termo à polémica entre táxis e Uber concluiu que existem condições para a coabitação entre plataformas e que as mesmas, Uber e Cabify, introduzem no mercado novas dimensões e modelos de negócio.

As duas associações que representam os taxistas, ANTRAL e FPT, vão reunir-se, esta semana e discutir com os partidos políticos a não legalização da Uber. Caso a mesma se venha a confirmar, os protestos dos taxistas deverão voltar às ruas.

Em destaque

Subir