Fórmula 1

Kimi Raikkonen na ‘pole’ em domínio Ferrari no Grande Prémio de Itália

Festa Ferrari no final da qualificação do Grande Prémio de Itália de Fórmula 1, depois de Kimi Raikkonen ter garantido a ‘pole position’ e Sebastian Vettel a segunda posição da grelha.

Ninguém esperava por um desfecho tão favorável à equipa de Maranello na decisiva Q3, já que desde o começo desta derradeira sessão de qualificação era Lewis Hamilton quem tinha conseguido baixar da casa de 1m20s – 1m19,294s.

Quando os muitos ‘tifosi’ presentes em Monza esperavam que a ‘resposta’ viesse de Sebastian Vettel, que tinha sido o mais veloz nas anteriores fases da qualificação, foi Kimi Raikkonen quem tirou ‘um coelho da cartola’ e com uma volta em 1m19,119s.

Vettel bem tentou superar o seu companheiro de equipa, mas ficaria a 0,161s, ‘selando’ uma primeira linha do ‘grid’ inteiramente Ferrari, para gáudio dos milhares de adeptos da ‘scuderia’ de Maranello.

Hamilton ficaria assim a 0,175s de Raikkonen, ‘liderando’ também uma segunda filha da grelha inteiramente Mercedes, dado o quarto tempo conseguido por Valtteri Bottas, que nunca se mostrou capaz de lutar pela ‘pole’ em Monza, contrariamente ao seu companheiro de equipa.

A hierarquia atual da Fórmula 1 foi contrariada nas linhas seguintes do ‘grid’, pois se Max Verstappen colocou o melhor dos Red Bull no quinto lugar, a penalização por troca de órgãos de motor no RB13 de Daniel Ricciardo significou que o australiano vai partir do final da grelha, permitindo a Romain Grosjean partir da terceira fila no melhor dos Haas.

Mas se o francês deu uma alegria a Gunther Steiner, o diretor da Haas não gostou nada mesmo da forma como Kevin Magnussen foi eliminado na Q2. O dinamarquês e Fernando Alonso atrapalharam-se e nem o nórdico nem o espanhol da McLaren conseguiram o tão ansiado ‘passaporte’ para a terceira qualificação.

Lance Stroll agradeceu este ‘desentendimento’ entre Magnussen e Alonson na primeira chicane de Monza, já que conseguiu o feito improvável de colocar um Williams na Q3, sendo que a equipa de Grove já tinha surpreendido ao avançar com os seus dois monolugares para a segunda qualificação.

Resultado da qualifiicação

1º Kimi Raikkonen (Ferrrari) 1m19,119s

2º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m19,280s

3º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m19,294s

4º Valtteri Bottas (Mercedes) 1m19,656s

5º Max Verstappen (Red Bull) 1m20,615s

6º Romain Grosjean (Haas) 1m20,936s

7º Carlos Sainz (Renault) 1m21,041s

8º Esteban Ocon (Force India) 1m21,099s

9º Pierre Gasly (Toro Rosso) 1m21,350s

10º Lance Stroll (Williams) 1m21,627s

Mais partilhadas da semana

Subir