Desporto

Jurista do Apito Final perto de ser juiz conselheiro do Supremo

Ricardo Costa, o antigo presidente da Comissão de Disciplina da Liga que decidiu o caso Apito Final, está perto de se tornar juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça.

De acordo com a Sábado, o jurista que ganhou fama ao lidar com vários processos polémicos no futebol é o sétimo colocado na lista de graduação do 15.º Concurso de Acesso ao Supremo (realizado em julho de 2017), na quota dos juristas de mérito.

Como quatro assumiram funções e um outro abdicou, Ricardo Costa é o segundo na ‘fila de espera’ para entrar no Supremo, sendo que Nuno Pinto Oliveira, o único à frente dele, vai ser designado juiz conselheiro.

Devido às regras de distribuição de lugares no acesso ao Supremo Tribunal de Justiça, o ex-presidente da Comissão de Disciplina da Liga vai entrar na próxima vaga para um jurista de mérito.

No mundo do futebol, Ricardo Costa ganhou fama ao decidir o caso Apito Final, um processo disciplinar extraído do caso Apito Dourado.

FC Porto e Pinto da Costa foram condenados pela equipa de Ricardo Costa, mas ilibados pela justiça civil.

No ano passado, o jurista voltou ao palco mediático com a revelação dos emails do Benfica, tendo sido divulgadas conversas de Ricardo Costa com Paulo Gonçalves, o ex-assessor jurídico do Benfica que é arguido (tal como a SAD encarnada) no processo E-Toupeira.

Em destaque

Subir