Mundo

Jovem de El Salvador impedida de abortar, apesar de o bebé ter morte certa

beatriz el salvador1beatriz el salvadorJovem vai ser mãe, mas o bebé morrerá poucas horas depois do parto. A ‘sentença’ está marcada, devido a uma doença rara: o feto é anencéfalo. Beatriz quer abortar, mas o Supremo Tribunal de El Salvador não o permite. A própria grávida, que padece de diversos problemas de saúde, está internada devido à gravidez.

O caso está a apaixonar não só El Salvador, mas toda a América Latina. Uma jovem com 22 anos, grávida há 23 semanas, viu diagnosticado no feto uma doença rara e fatal, que provocará a morte do bebé nas primeiras horas de vida. O bebé apresenta um problema no sistema nervoso. Sem uma parte do encéfalo, não viverá fora do útero.

A jovem mãe quer abortar, mas o Supremo Tribunal de El Salvador impediu o aborto. Alegando que os “direitos da mãe não prevalecem” sobre os direitos de uma criança.

Beatriz, a jovem que será mãe por algumas horas, também padece de lúpus, sendo que enfrenta problemas renais que colocam a sua própria vida em perigo.

Nesse sentido, a jovem tentou obter uma autorização especial, mas não consegue os seus intentos, com a lei insensível ao facto de esta grávida estar internada, devido a complicações de saúde. A jovem também padece de pré-eclampsia, doença que se agrava com a gravidez.

 

Em destaque

Subir