A confirmarem-se as previsões, amanhã realiza-se a maior manifestação internacional contra a austeridade. O movimento Que se lixe a troika contabilizava ontem 102 cidades com um protesto agendado, espalhadas por 12 países, incluindo Alemanha, Áustria e Holanda.
Numa União Europeia que se assume sem fronteiras, os protestas contra a austeridade também ignoram as fronteiras físicas. A manifestação de amanhã, contra a austeridade, está convocada em 12 países: Portugal, Alemanha, Áustria, Croácia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Itália e Suíça.
As contas são do movimento Que se lixe a troika, que anunciou manifestações a terem lugar num total de 102 cidades. Sob o lema “Povos Unidos contra a troika”, os protestos vão usar as várias línguas europeias, numa só voz, “contra a receita da austeridade e a favor de que sejam os povos a decidirem as suas vidas”, como refere o comunicado ontem distribuído pela organização.
Em Portugal, o ‘Que se lixe a troika’ tem agendados protestos contra a “desordem económica e o colapso social” e “o retrocesso civilizacional imposto pela troika” para 12 cidades. “A todos os cidadãos e cidadãs, com e sem partido, com e sem emprego, com e sem esperança, apelamos a que se juntem a nós. A todas as organizações políticas, movimentos cívicos, sindicatos, partidos, coletividades, grupos informais, apelamos a que se juntem a nós”, apela a mesma nota.