Nas Notícias

José Cid lembra que já deu concertos solidários em Trás-os-Montes

As redes sociais serviram de ‘linchamento’ de José Cid, censurado pelas críticas aos transmontanos, numa entrevista a Nuno Markl. O cantor pede desculpa – uma, duas e três vezes, num post no Facebook. Mas reage: “Receber ameaças de morte é que não posso aceitar”. E lembra que já fez “concertos de solidariedade” em Trás-os-Montes.

Numa entrevista ao Canal Q, José Cid teceu considerações que foram entendidas como um insulto a Trás-os-Montes – pelo menos assim se manifestam os transmontanos nas redes sociais. Em causa, uma ‘muralha da China’ a cercar Trás-os-Montes, que o cantor defendeu. Mas não é tudo… Há “pessoas feias, medonhas, desdentadas”…

O cantor concedeu a entrevista há seis anos, mas o caso ganhou agora grande mediatismo, por culpa do Facebook, onde aquelas declarações voltaram a ganhar atualidade.

Segundo José Cid, há um “grande prejuízo para a cultura portuguesa”, provocado por “alguma música” de Trás-os-Montes.

“Costumo dizer que devíamos construir uma muralha da China em Trás-os-Montes, para não deixar passar alguma música que vem de lá”, afirmou o músico.

A frase seria suficiente para provocar mal-estar entre os transmontanos. Mas o cantor não se ficou por aqui. E gozou com algumas pessoas “que nunca viram o mar”.

“Essas pessoas do Portugal profundo já deveriam ter evoluído. Tenho discussões com pessoas que nunca viram o mar e nunca foram ao Pavilhão Atlântico… Pessoas assim, medonhas, feias, desdentadas…”, goza José Cid, provocando gargalhadas no estúdio, onde estava também Nuno Markl. Recorde aqui essa entrevista.

O caso dos insultos de José Cid aos transmontanos teve enormes repercussões nas redes sociais. A página de Nuno Markl também foi alvo de uma onda de insultos, quase todos dirigidos ao cantor. O humorista acabou por ser ameaçado.

Depois de um turbilhão de insultos, de uma onda de indignação transmontana, surgiu um pedido de desculpa, que José Cid fez questão de escrever, no Facebook.

Após os últimos acontecimentos, venho mais uma vez pedir desculpa pelo que eu disse em relação a Trás-os-Montes. Admito que nunca o deveria ter dito. Estive mal, e por isso pedi e peço desculpa publicamente”, pode ler-se, num post publicado ontem.

Mas Cid não aceita os casos extremos. “Receber ameaças de morte quer para mim quer para a minha família é que já não posso aceitar”.

O cantor fala de um “erro” – “Errar é humano e eu errei e admiti e por isso peço desculpa”, escreve – e salienta que foi criada uma conta falsa em seu nome, na mesma rede social.

“Fui agora informado de que foi criado um perfil falso em meu nome com publicações falsas”, diz.

“Peço que não se esqueçam que eu apesar de ter errado com o que disse, também sou sempre o primeiro a ajudar quem precisa com os meus concertos de solidariedade (que felizmente já fiz vários em Trás-os-Montes)”, assinala.

“Não me julguem somente por algo negativo que eu fiz sem se esquecerem do bem que tenho praticado. Desculpem”, conclui.

Em destaque

Subir