Insólito

Jornalista repete a mesma pergunta várias vezes e acaba detido

O jornalista da ‘Public News Service’, Dan Heyman, foi detido no West Virgínia Capitol por ter causado distúrbios no edifício, esta terça-feira. Tudo aconteceu porque o jornalista insistiu numa questão que tinha feito a dois membros da administração de Trump, para a qual não tinha obtido resposta. Veja o vídeo.

A BBC conta que a questão que Dan repetiu várias vezes incidia sobre o plano de saúde do governo norte-americano, tendo-se dirigido a Tom Price, o secretário da Saúde, e a Kellyanne Connway, a conselheira de Trump.

O jornalista teria perguntado se os casos de violência doméstica vão ter cobertura neste novo plano de saúde elaborado pelos republicanos. No entanto, como não obteve resposta voltou a questionar os dois membros da administração por diversas vezes.

“Ele [Tom Price] não queria responder. Por isso, insisti”, contou Dan à imprensa norte-americana, acrescentando que estava devidamente identificado como sendo dos media quando esteve a “perseguir” os dois políticos.

“Este é o meu trabalho, é isto que é suposto eu fazer. Acho que é uma questão que merece ser respondida. Penso que o meu trabalho é fazer perguntas e tentar obter respostas”, afirmou.

No entanto, o relatório policial descreve que Dan estava a tentar “furar agressivamente a barreira dos agentes dos serviços secretos, ao ponto de os agentes terem sido forçados a removê-lo várias vezes daquela área”.

Agora, o repórter está a ser acusado de interferir em processos governamentais, podendo mesmo enfrentar uma pena de prisão.

Mas Dan não está nesta luta sozinho, uma vez que a União Americana pelas Liberdades Civis já o defendeu, alegando que a sua “detenção é uma tentativa gritante de gelar uma imprensa livre e independente. As acusações são ultrajantes e devem ser retiradas imediatamente”.

Em destaque

Subir