Motores

Final de época complicado para Henrique Chaves em Barcelona

Henrique Chaves não teve vida fácil no fim de semana de encerramento da Eurocup Fórmula Renault em Barcelona. O piloto português conseguiu pontuar na primeira corrida enquanto na segunda e na terceira terminou fora do top dez, evidenciando claras dificuldades com o acerto do seu monolugar.

As dificuldades de Chaves evidenciaram-se longo na qualificação, onde os pneus foram um grande problema, embora a corrida de sábado tenha sido aquela onde conseguiu melhor resultado, ao conclui-la no nono posto.

“Na primeira qualificação fui 12º depois do primeiro ‘set’ de pneus não ter dado os frutos que desejava. Na corrida tive muitas dificuldades em pilotar quando os pneus já se encontravam degradados. Depois fizemos mais uma qualificação complicada”, afirmava Henrique Chaves após a qualificação.

O 22º lugar na grelha para a segunda corrida e o 23º para a segunda evidenciava problema no equilíbrio do carro, aparentemente relacionado com os pneus, mas o piloto de Lisboa não se dava por vencido e queria fechar o ano da melhor forma. Infelizmente não conseguiu terminar nos pontos, ainda que no primeiro confronto de domingo não tenha ficado muito longe, ao ser 12º. No segundo não foi além do 16º posto.

“Na confusão que se gerou no arranque, com um sem número de carros batidos, consegui escapar só com o nariz do Renault partido. Tive de substituir mas daí em diante recuperei o mais que pude até ao 12º lugar. Foi uma excelente recuperação que por muito pouco não se traduziu em pontos. Na última prova do dia, decidimos mudar por completo a geometria do carro. Era o tudo ou nada. E acabou por ser uma corrida mais difícil, fiz ultrapassagens e fui ultrapassado. Andei para a frente e para trás. Não foram resultados excepcionais mas apesar de tudo foi um fim-de-semana produtivo, terminei todas as corridas, o que foi bom”, afirmou Henrique Chaves sobre a jornada de domingo.

Em termos de época, o piloto destaca “sem dúvida o pódio em Silverstone”, e acrescenta: “Os momentos menos bons guardo-os como aprendizagem. Este é mais um ciclo que se fecha e espero que outro se abra com mais e melhores resultados”. Agora Henrique já pensa nos próximos dias de 20 e 22 de Novembro no Bahrein onde vai testar o Formula Renault 3.5 da World Series Formula V8 que habitualmente tem as suas corridas em simultâneo com o Campeonato do Mundo de Resistência (WEC).

Em destaque

Subir