Tecnologia

Jogar Tetris ajuda a emagrecer e a deixar de fumar, defende estudo

tetristetris 600Um estudo norte-americano revela que o Tetrix, conhecido jogo criado em 1984, ajuda a perder peso e a deixar de fumar. Investigadores da Universidade de Plymouth sustentam a sua teoria na rapidez do jogo de estratégia, que ocupa o cérebro e o impede de pensar nos desejos de comer, fumar e até beber.

Segundo um grupo de investigadores da Universidade de Plymouth, nos EUA, jogar Tetris é uma boa forma de combater a obesidade, o tabagismo e até o alcoolismo.

A razão para este facto prende-se com as caraterísticas do jogo criado pelo russo Alexey Pajitnov, em 1984. O Tetris associa estratégia a rapidez de raciocínio, o que ocupa o cérebro de tal forma que o impede de vaguear pelos desejos de comer e fumar.

Uma vez que os desejos de alimentos calóricos, fumar ou beber são curtos (quase impulsos), ocupar o cérebro com um jogo que implique rapidez de raciocínio e estratégia leva a uma total ausência de desejos.

Por regra, assim que o ser humano sente um desejo, quase sempre cai no ‘erro’ de reagir ao impulso. Se o cérebro estiver focado numa atividade exigente, perde-se o apetite ou a vontade de fumar.

“Os desejos duram apenas alguns minutos, tempo durante o qual o indivíduo visualiza aquilo que quer e tenta alcançá-la. Esta vontade faz com que a pessoa ceda e consuma aquilo a que tem tentado resistir. Ao jogar Tetris durante uns minutos, o sujeito ocupa o cérebro com as imagens e com uma estratégia e não o ‘enche’ com desejos”, explica uma psicóloga, em declarações ao Daily Mail reproduzidas pelo jornal i.

Em destaque

Subir