Desporto

Joel Neto acusa Benfica de “aproveitamento oportunista” na ajuda ao Banco Alimentar

Artigo polémico assinado pelo escritor Joel Neto provocou a ira dos benfiquistas. O autor defende que os encarnados manifestaram “egoísmo” ao promover a ação de apoio ao Banco Alimentar. E defende que esta ação resulta de um “aproveitamento oportunista” com um “fito de autopromoção via carências alheias”. Veja o vídeo.

O apoio ao Banco Alimentar, por parte do Benfica, surgiu após uma declaração de Isabel Jonet, que sustentou que uma recolha de alimentos esteve aquém do esperado, porque ocorreu no dia da Taça de Portugal, disputada entre o Benfica e o Vitória de Guimarães.

Com menos voluntários em dia do jogo no Estádio do Jamor, tornou-se difícil atingir as metas previstas.

A partir daqui, o Benfica lançou uma iniciativa que permitiu recolher mais de 10 toneladas de alimentos.

Consistia numa visita ao Estádio da Luz, com entrada gratuita, em troca de alimentos. Os benfiquistas poderiam tirar fotografias ao lado dos três troféus conquistados pela equipa de futebol.

O evento foi bem sucedido e aplaudido pelo Banco Alimentar, que marcou presença na iniciativa. Mas não recolheu unanimidade.

O autor Joel Neto escreveu um artigo no jornal O Jogo onde criticou o que chama de “aproveitamento oportunista” do Benfica.

“Há um egoísmo salvífico, de facto, na ação do Benfica com o Banco Alimentar. Um certo aproveitamento oportunista, digamos assim – um fito de autopromoção via carências alheias. Mas eu releguei tis contas para segundo plano. É o contrário do cinismo: é a noção do bem maior”, escreveu Joel Neto.

“O Banco Alimentar será beneficiado e, com ele, os seus dependentes. Portanto, venham mais ações. Sim: o Bem, às vezes, é efeito colateral do Mal. Mas se o Bem permanece grande e o mal pequenino, que importa?”, concluiu.

Alguns adeptos encarnados reagiram mal a esta opinião.

Veja o vídeo:

http://playbuffer.com/watch_video.php?v=D3Y58OASAA83

Em destaque

Subir