Motores

Jari-Matti Latvala lidera Rali de Portugal após etapa atribulada

LatvalaPortugal615

Jari-Matti Latvala é o líder do Rali de Portugal, disputado que foi o segndo dia de prova, que deveria ter tido seis classificativas mas que só teve quatro… e meia, já que o troço de Ponte de Lima só foi cumprido na primeira passagem por 32 concorrentes antes de ser interrompido por um incêndio.

À parte deste episódio insólito e também do carro n.º 00 de segurança à prova ter ardido, a prova decorreu normalmente, com muita luta, tanto na luta pelas primeiras posições, como pelo WRC2.

Embora Dani Sordo fosse o mais rápido no primeiro troço do dia – a tal única passagem pela especial de Ponte de Lima – e Mads Ostberg o imitasse no segundo, a verdade é que o triunfo de Latvala na primeira passagem pelo troço de Viana do Castelo deixou o finlandês da Volkswagen na frente da prova que manteria até ao final da tirada.

É certo que no regresso à especial de Caminha Sebastien Ogier foi o mais rápido, mas o tempo que perdeu na fase matinal atirou o campeão do mundo para a sexta posição, enquanto Jari-Matti Latvala voltou a ganhar na segunda passagem por Viana do Castelo e reforçou a liderança.

MeekePortugal415

O finlandês regressou a Matosinhos com mais de 11 segundos de vantagem sobre Kris Meeke, que não venceu qualquer troço mas foi o adversário mais consistente do líder do rali.

Menos regular, Andreas Mikkelsen perdeu a liderança e desceu para o segundo posto e concluiu este segundo dia a mais de 16 segundos de Jari-Matti Latvala, numa jornada onde Ott Tanak foi a grande surpresa.

O estoniano da M-Sport fez por compensar os problemas elétricos que fizeram atrasar o seu companheiro de equipa Elfyn Evans na primeira especial do dia, regressando à Exponor na quarta posição a pouco mais de 17 segundos de Latvala e à frente de Sordo.

O espanhol da Hyundai perdeu algum tempo nas especiais da tarde e concluiu o dia na quinta posição, a mais de 21 segundos do líder do rali, mas com Ogier atrás de si a menos de cinco segundos, pronto para lhe ‘roubar’ o lugar nos primeiros quilómetros de sábado.

Fora deste top seis, Mads Ostberg foi menos consistente e sobretudo menos certeiro nas escolhas de pneus do que o seu companheiro de equipa Kris Meeke.ainda que tivesse brilhado na segunda especial do dia.

SordoPortugal515

Mas quem errou completamente nas escolhas foi Thierry Neuville. O belga da Hyundia concluiu a tirada na oitava posição a mais de um minuto, e só não perdeu mais tempo porque emendou as suas escolhas de Michelin na assistência do almoço.

Classificação após a 7ª PE
1.º Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila (Volkswagen) 1h07m19,4s
2.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 11,1s
3.º Andreas Mikkelsen/Ola Floene (Volkswagen) + 16,0s
4.º Ott Tanak/Raigo Molder (Ford) + 17,8s
5º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 21,8s
6.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) + 25,9s
7º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Citroën) + 31,3s
8.º Hayden Paddon/Jonathan Kennard (Hyundai) + 40,0s
9.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 1m08,0s
10.º Robert Kubica/Macej Szczepaniak (Ford) + 1m29,1s

 

Em destaque

Subir