Nas Notícias

Jacques Delors: Se Reino Unido não se integrar mais, será apenas “um parceiro privilegiado”

jacques delorsJacques Delors, ex-presidente da União Europeia, pretende que o Reino Unido tome uma posição: ou segue “a tendência de uma maior integração”, ou deixa os 27 e passa a ser “um parceiro privilegiado” como outros países “estratégica e economicamente importantes”.

Jacques Delors, antigo presidente da União Europeia, deixou hoje um ‘recado’ ao Reino Unido: ou segue “a tendência de uma maior integração”, ou então renuncia à União Europeia (UE). Com os britânicos a pretenderem negociar “um novo acordo” de integração, o político francês admitiu que será melhor fazer-lhes a vontade, o que equivale a transformar o Reino Unido num parceiro comercial como a China, em vez de membro dos 27.

“Se os britânicos não seguirem a tendência de uma maior integração na UE, claro que podemos sempre ficar amigos, mas sob uma diferente forma”, argumentou Jacques Delors, numa entrevista ao Handelsblatt. Como os “britânicos só se interessam pelos seus interesses económicos e mais nada, seria possível propor-lhes uma outra forma de parceria”, como, exemplificou, “um acordo de livre comércio”.

É que, além de ser historicamente ‘eurocéptico’, o Reino Unido não faz parte da moeda única. A deixar a UE, os britânicos não deixariam de ser “um parceiro privilegiado”, frisou Delors: “o Reino Unido é estratégica e economicamente importante, mas como são outros países.

Em destaque

Subir