Economia

Estaleiros Navais de Viana: Privatização não impede resgate dos contratos com a Venezuela

ENVCEnquanto o processo de privatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo não avança, a administração procurar recuperar os contratos assinados com a Venezuela para a construção de dois navios asfalteiros. Os barcos, a entregar em 2015, ainda não começaram a ser construídos.

Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) estão a renegociar, com a Venezuela, um contrato para a construção de dois navios asfalteiros, pois, apesar do acordo datar de 2010, os barcos ainda não começaram a ser construídos. Em causa estão as dificuldades financeiras dos ENVC, que têm impedido a compra do material (como aço e motores), isto numa altura em que o Governo quer privatizar os estaleiros.

Uma fonte da administração, não identificada pela Lusa, afirmou que uma delegação dos ENVC deslocou-se à Venezuela para renegociar “aspetos técnicos e financeiros mais favoráveis e adaptados ao novo cronograma”, embora assegura que se mantém a data prevista de entrega dos dois asfalteiros em 2015”.

O resgate do contrato, assinado em 2010 com a empresa de petróleos da Venezuela (PDVSA Naval), está enquadrado “no processo de privatização em curso”, complementou a mesma fonte. O novo cronograma foi acertado entre as partes a 1 de outubro, numa revisão do contrato, mas os dois navios continuam sem sair da fase de projeto.

Com a empresa em “incumprimento” perante a “recalendarização” acertada com o cliente, o negócio dos dois navios asfalteiros está a encravar o processo de privatização: a PDVSA Naval já pagou cerca de nove milhões de euros, mas os ENVC continuam sem “condições para a aquisição de material”, contrariando o acordado há três meses.

Em destaque

Subir