Nas Notícias

Ano despede-se com ventos fortes e chuva a justificarem o alerta amarelo em sete distritos de Portugal

chuvaSete distritos, todos no território continental, despedem-se de 2012 com um alerta amarelo, devido à previsão de ventos fortes e chuva. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera aponta ainda para uma forte agitação marítima entre Viana do Castelo e Lisboa.

A última previsão meteorológica deste ano inclui sete distritos em alerta amarelo, o segundo menos grave numa escala de quatro, todos em território continental. A culpa é do vento, que poderá atingir rajadas de 90 km/h, da chuva, que se antecipa persistente, e da agitação marítima, com ondas que poderão atingir os quatro metros.

Nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro, a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) é semelhante: ventos temporariamente fortes e períodos de chuva por vezes intensa, temperaturas a oscilarem entre os 10 graus de centígrados de mínima e os 14 de máxima e ondas que podem chegar aos quatro metros.

A mesma agitação marítima será visível na costa dos distritos de Coimbra, Leiria e Lisboa, com ondas de noroeste que também poderão chegar aos quatro metros.

Em Vila Real, onde a chuva e o vento também se preveem fortes, as temperaturas serão inferiores: entre os seis e os nove graus. Na Guarda e Castelo Branco, a variar entre os três graus centígrados de mínima e os nove de máxima, o IPMA acredita que as rajadas de vento poderão atingir os 90 km/h.

Em destaque

Subir