Nas Notícias

IPO-Porto assinala Dia Mundial Sem Tabaco

fumar_mata_1O Instituto Português de Oncologia do Porto vai assinalar o Dia Mundial Sem Tabaco, com uma sessão de esclarecimento a estudantes. A ação decorre a 31 de maio, às 10h00, no Auditório do Edifício de Medicina do IPO-Porto.

Todos os anos o IPO-Porto recebe cerca de 500 novos casos de cancro do pulmão. Para que este número venha a ser menor, no âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco, realiza no dia 31 de maio, às 10h00, uma sessão de esclarecimento com estudantes do ensino preparatório e secundário.

A palestra, no Auditório do Edifício de Medicina do Instituto, vai ser ministrada pela equipa clínica do Serviço de Pneumologia e tem como objetivo alertar os jovens para as doenças relacionadas com o tabagismo, bem como demonstrar que uma vida sem cigarros sabe muito melhor.

Alteração do paladar, cancro do pulmão, doenças cardíacas, envelhecimento precoce ou risco elevado de aborto, no caso das mulheres grávidas, são algumas das consequências do tabagismo.

Nesse sentido, o IPO-Porto assume como missão fundamental a prevenção através da formação, numa altura em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê dez milhões de mortes em 2020, devido ao aumento do consumo de tabaco.

A sessão de esclarecimento vai permitir aos estudantes conhecer os perigos do cigarro, debater as consequências, reconhecer os sintomas associados ao tabagismo e contactar com a realidade do IPO-Porto para que, no futuro próximo, possam fazer escolhas conscientes e ponderadas.

Em destaque

Subir