{loadposition inline}Os dois retratos exibidos pela polícia britânica, do suspeito do alegado rapto de Madeleine McCann, não foram feitos pela Scotland Yard e datam de 2008. Adianta o jornal i que essas imagens, difundidas no programa Crimewatch, da BBC, foram feitas por uma entidade externa. A Scotland Yard confirma-o, mas nega-se a prestar mais esclarecimentos. As imagens não são decisivas para a reabertura do processo em Portugal.
As imagens de dois retratos-robô de um suspeito do rapto de Maddie McCann não foram feitas pela polícia britânica. Foram produzidas em setembro de 2008, mas só agora acabaram por ser difundidas na BBC, apresentadas como um trabalho dos investigadores da Scotland Yard.
No entanto, foi uma entidade externa que produziu os retratos-robô, e não a polícia inglesa. A Scotland Yard confirma esta informação, mas não presta quaisquer esclarecimentos sobre o caso. “As duas imagens divulgadas foram feitas em setembro de 2008. Não fomos nós que as fizemos”, refere fonte da polícia britânica ao jornal i.
Apesar deste facto, a reabertura do processo em Portugal nada tem que ver com essa diligência, nem com o programa de televisão que a BBC exibiu, que resultou em mais uma manobra mediática na procura de um suspeito do rapto de Madeleine McCann – não é certo que Maddie tenha sido raptada, mas é essa tese que a Scotland Yard defende.