Nas Notícias

Instituto Português do Sangue alerta para “preocupante diminuição de dadores”

sangueO Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) alertou hoje, em comunicado, para a existência de “uma preocupante diminuição de dadores nos centros de colheita de sangue”. Em dia de greve dos médicos, a Instituição relembra que “os seus serviços de colheita de sangue estão abertos e preparados para o número de colheitas normais do dia a dia.”

Segundo o comunicado do IPST, “tem-se verificado desde a manhã de hoje, dia 11 de julho, uma preocupante diminuição de dadores nos centros de colheita de sangue, o que, a confirmar-se ao longo do dia, poderá resultar numa baixa das reservas de sangue disponível.”

Em dia de greve de médicos foram muitos os que optaram por não se dirigirem aos centros de colheita existentes. Por isso, a instituição relembra “que é extremamente importante dizer que os serviços de colheita do Instituto Português do Sangue e da Transplantação e dos hospitais estão  em pleno funcionamento”.

“O verão é uma época extremamente difícil, em que não nos podemos dar  ao luxo de perder dadores num dia que seja, daí este nosso alerta”, acrescentou ainda à agência Lusa Hélder Trindade, presidente do IPST.

Os dadores que ainda desejem dar sangue podem deslocar-se aos centros de colheita instalados no instituto e em alguns hospitais.

O Dia Mundial do Dador de Sangue assinalou-se a 14 de junho e nesse dia o ISPT alertou para a necessidade crescente de recolha, em virtude do decréscimo que se tem verificado nos últimos anos. Em 2011, a descida no número de colheitas rondou os 20 por cento.

Em destaque

Subir