Mundo

Indicador do Clima Económico moçambicano regista terceira queda consecutiva

O Indicador do Clima Económico moçambicano registou uma queda em julho, a terceira consecutiva, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE) de Moçambique num boletim consultado hoje pela Lusa.

“A confiança empresarial na economia, expressa pelo indicador do clima económico (ICE), continuou negativa pelo terceiro mês consecutivo”, refere-se na publicação.

Segundo o INE, “esta conjuntura desfavorável deveu-se à queda da expetativa de emprego pelo terceiro mês consecutivo, facto contrário as expetativas altas da procura no mesmo período de referência”.

Em média, 28 por cento das empresas inquiridas enfrentaram algum obstáculo à atividade em julho, o que representou uma redução face à situação registada no mês de junho (34 por cento).

Os indicadores de Confiança e de Clima Económico constituem uma publicação mensal sobre a conjuntura económica de Moçambique, compilada com base no inquérito mensal de conjuntura realizado pelo INE às empresas do setor não financeiro.

“O estudo expressa a opinião de agentes económicos acerca da evolução e perspetiva da sua atividade, particularmente sobre emprego, procura, encomendas, preços, produção, vendas e limitações de atividade”, explica o INE.

Em destaque

Subir