Nas Notícias

Incêndios: Costa deu instruções para reforço de meios de prevenção

António Costa deu instruções, na quinta-feira passada, para que aconteça um reforço das medidas de prevenção de incêndio, especialmente nas zonas de maior risco, face à previsão do aumento de temperaturas dos próximos dias. As instruções foram confirmadas por fonte do executivo à agência Lusa.

Assim que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu os alertas relativos às subidas da temperatura, as instruções foram comunicadas ao presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), ao comandante geral da GNR e ao Chefe Maior General das Forças Armadas.

O primeiro-ministro requereu um “patrulhamento ostensivo no terreno por parte da GNR e das Forças Armadas, devendo solicitar-se o apoio da PSP se necessário”.

A decisão foi articulada com os ministérios da Defesa Nacional, da Administração Interna e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

A Proteção Civil deve também mobilizar “todos os meios disponíveis e determinar o pré-posicionamento nas zonas de maior risco”.

Neste contexto, a ANPC tem como missão “alertar através da comunicação social a população do risco e recordar todas as práticas proibidas ou de risco”.

“A ANPC deve contactar diretamente todos os presidentes de câmaras municipais das zonas de risco e solicitar que preparem mobilização ou pré-posicionamento das máquinas de rasto e outras máquinas que possam ser necessárias, que alertem as populações e acionem fiscalização intensiva de ações de risco no seu território”, refere também a instrução.

 

Em destaque

Subir