Apresentações/Novidades

Vem aí um novo Audi A7 Sportback

Foi apresentada a segunda geração do Audi A7 Sportback, que promete fazer frente ao BMW Série 6 Sports Coupé e ao Mercedes CLS. Um modelo que possui linhas mais apuradas que o seu antecessor, sendo maior do que este, expressando uma linguagem de design muito semelhante.

A marca dos quatro anéis pretendeu melhorar as características de um automóvel que mantém algumas características dos seus mais recentes lançamentos.

Pode dizer-se que as linhas deste novo A7 Sportback são mais suaves que as da primeira geração do modelo, para uma maior fluidez aerodinâmica e equilíbrio de proporções, agora que cresceu ligeiramente em dimensões. Mas algo quase impercetível ao olho humano.

Em termos comparativos este novo Audi é mais largo e mais baixo que o ‘irmão’ A8, possui óticas mais estreitas – disponíveis em três versões – e os contornos aproximam-no ainda mais do Gran Turismo. Na versão mais rica é dotado de luzes HD Matrix LED.

Juntamente com uma maior distância entre eixos, o novo A7 Sportback cresceu no espaço a bordo, que exibe um habitáculo que ‘respira’ uma atmosfera futurística. As linhas horizontais dos instrumentos contribuem para um certo equilíbrio de proporções. A consola central está orientada para o condutor, acentuando o caráter desportivo Gran Turismo.s

No painel central encontramos um ecrã de 10,1 polegadas, que serve o sistema de navegação MMI, com aplicações em grafite cinza e alumínio, que agora são em menor número e extensão.  A arquitetura do interior demonstra a continuidade da estratégia de digitalização vista no A8. Os mecanismos de comando do condutor para o sistema de infotainment, estão montados assimetricamente na consola, com um display touch de 8.6 polegadas, de alta resolução. O condutor pode comandar também a caixa de velocidades automática sem tirar o braço do descanso, bem como disfrutar das informações do MMI no pára-brisas, se assim o preferir.

Mas este A7 Sportback caracteriza-se também pelo programa eletrónico de controlo de chassis, que permite regulá-lo, bem como às suspensões, melhorando o comportamento dinâmico e a agilidade em estrada, sobretudo se for uma bem sinuosa. Há opção por quatro regulações de suspensão , que permite baixar a altura ao solo até 10mm. Os amortecedores são adaptativos autoniveladores. Os pneus 255/35 montandos em jantes em liga leve de 21 polegadas permitem melhorar o rolamento, enquanto os travões de disco de 400 mm melhoram a travagem de forma significativa.

Em termos de motores este novo ‘navio-almirante’ da Audi tem duas novidades. Dois V6 que utilizam um sistema elétrico que coloca a marca na vanguarda da eletrificação das suas motorizações de topo. Um sistema híbrido de recuperação de energia que produz até 12kW, permitindo rodar nesse modo entre os 55 e os 160 km/h – através de um cinto alternador (BAS). Ativada a função start & stop foi expandida e é agora ativa a 22 km/h.

Inicialmente o A7 Sportback é lançado com o motor 3.0 V6 TFSi, que produz 349 cv, permitindo um consumo médio de 6,8 litros, sendo acoplado a uma caixa de sete velocidades S tronic. O sistema Quattro ativa a tração no eixo traseiro se necessário. Mais tarde serão adicionados seis motores de quatro cilindros, tanto a gasolina como a diesel.

 

Em destaque

Subir