Motores

Hyperpole é a novidade para as 24 Horas de Le Mans do próximo ano

As 24 Horas de Le Mans do próximo ano terá uma novidade, com a introdução de uma Hyperpole. O que pressupõe uma alteração do formato da qualificação da prova ‘rainha’ do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC).

Desta forma a 88ª edição da mítica corrida francesa – que se disputará a 13 e 14 de junho de 2020 – não terá mais do que duas sessões de qualificação, contra as três realizadas até este ano.

A primeira qualificação terá lugar na quarta-feira à noite anterior à prova, determinando os seis primeiros carros da grelha de cada categoria que vão alinhar na corrida – LMP1, LMP2, GTE Pro e GTE Am.

Serão 24 equipas a qualificar-se para a Hyperpole. Uma sessão de meia hora na quinta-feira à noite anterior à corrida, sendo que os participantes não terão a possibilidade de reentrar nas boxes antes de completarem as suas tentativas para obter um tempo rápido, e a escolha dos pneus será livre, desde que escolhidos no prazo pré-estabelecido.

A grelha de partida será constituída por categoria e os concorrentes não qualificados para a Hyperpole serão classificados pelos tempos realizados na primeira sessão de qualificação.

“Com este novo formato, com esta Hyperpole reservada aos 24 concorrentes mais rápidos, os seis melhores das quatro categorias, vamos dar aos concorrentes e sobretudo ao público, dois momentos de grande emoção, consagrados à velocidade pura, em busca da volta perfeita”, explica Pierre Fillon.

O presidente do Automobile Club de L’Ouest (ACO), que mais uma vez organiza a prova, fica garantida “a adrenalina, o suspensa, a concentração para dar o máximo em todas as equipas”. Uma forma de começar o evento antes de se “lançarem na luta durante 24 horas neste mítico traçado de 13 quilómetros”.

Horários das 24 Horas de Le Mans de 2020

Quarta-feira 10 de junho
15h30 – treinos Livres
22h00 – treinos livres
23h15 – qualificação
Quinta-feira 11 de junho
17h00 e 19h00 – treinos livres
21h00 – hyperpole
22h00 – treinos livres

Em destaque

Subir