Nas Notícias

Hugo Chávez deu “a palavra aos oprimidos do mundo” e recebe Prémio Nacional de Jornalismo

Hugo ChavezOs jornalistas da Venezuela atribuíram o principal galardão da classe a Hugo Chávez. Nas palavras do júri, o ex-Presidente devolveu “a palavra aos oprimidos do mundo”, lutando “contra a mentira e a manipulação mediática” enquanto dirigiu os destinos do país.

Hugo Chávez vai receber, a título póstumo, o Prémio Nacional de Jornalismo da Venezuela. A distinção será entregue à família a 27 de junho, quando os sul-americanos assinalarem o Dia Nacional do Jornalista, numa cerimónia prevista para o Palácio de Miraflores, em Caracas.

De acordo com o júri, o ex-Presidente venezuelano foi distinguido após devolver “a palavra aos oprimidos do mundo”, como salientou o júri. Lil Rodríguez, um dos elementos responsáveis pela escolha, leu um discurso na televisão em que elogiou o “papel” de Chávez “contra a mentira e manipulação mediática”, assim como “o impulso que deu aos meios públicos e populares do país durante o seu Governo”.

A escolha do ex-chefe de Estado, falecido a 5 de março devido a um cancro, foi feita por “unanimidade”, como sublinhou Lil Rodríguez. Porém, mesmo entre os jornalistas tem crescido a contestação ao vencedor, tanto mais que o prémio era sempre entregue a um profissional da comunicação social.

Em destaque

Subir