Nas Notícias

Deputado do CDS diz que “esforço pedido aos portugueses chegou ao limite do aceitável”

ar 2Deputado do CDS João Almeida considerou no debate da manhã de hoje que “é tempo levantar a voz à troika e de sermos exigentes”, porque o “esforço pedido aos portugueses já chegou ao limite do aceitável”. Uma declaração em jeito de recado a Vítor Gaspar, também presente na Assembleia da República, acusado de fazer revisões “depois da degradação da conjuntura económica”. João Almeida falou ainda em “política errada”.

A declaração do deputado do CDS, João Almeida, destacou-se no debate parlamentar desta sexta-feira, onde se notou um sinal de divergência claro entre os centristas e o ministro das Finanças, Vítor Gaspar.

“Não basta exigir a adaptação do programa à realidade. É preciso exigir que essa adaptação seja feita em tempo útil. De nada serve andar a fazer revisões de cenários macroeconómicos e revisões das metas do défice se já são feitas depois da degradação da conjuntura económica ter sido operada”, defendeu o deputado do CDS, que considerou que é tempo de “sermos exigentes” com Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu.

“É tempo de sermos exigentes com os nossos parceiros internacionais”, acrescentou o deputado do CDS, que terminou a sua intervenção com um recado para o ministro Vítor Gaspar.

“De nada vale a adaptação do programa [de ajustamento] se na economia já estão produzidos todos os danos de uma política errada. É por isso que claramente dizemos que neste momento o esforço dos portugueses já chegou ao limite do aceitável”, disse João Almeida.

Do lado socialista surgiram elogios a esta intervenção. O deputado Basílio Horta, ex-CDS, defendeu, no entanto, que os centristas devem adequar este discurso à sua postura no Governo.

Em destaque

Subir