Motores

Holandês Ten Brinke impõe-se no ‘aperitivo’ do Dakar

TenBrinkeDakar116 0

O holandês Bernhard Ten Brinke abriu as hostilidades do 38.º Rali Dakar e venceu o prólogo dos automóveis, hoje realizado em Buenos Aires.

Num percurso de 11 quilómetros que apenas serviu para ditar a ordem de partida para a primeira etapa, o holandês da Toyota Hilux gastou menos três segundos que Carlos Sainz, no mais rápido dos Peugeot 2008 DKR oficiais.

Mas Bernhard Tem Brinke não foi a única surpresa deste prólogo, pois Xavier Pons foi o terceiro mais rápido aos comandos de uma Ford Ranger, batendo inclusivamente o vencedor do rali do ano passado, Nasser Al-Attiyah.

Marek Dabrowski foi o segundo melhor homem da Toyota e fechou o tpo cinco, enquanto o melhor estreante foi Mikko Hirvonen, sétimo mais rápido com o mesmo tempo do mais experiente Nani Roma e o terceiro melhor piloto dos Mini da Axion X-Raid.

Já Sebastien Loeb obteve o 10.º tempo com a mesma marca do seu compatriota e companheiro de equipa Stéphane Peterhansel, num dia em que o melhor português foi Carlos Sousa, o 18.º enquanto Filipe Palmeiro, que é navegador de Boris Garafulic e realizou o 27.º tempo.

Classificação do prólogo
1.º Bernhard Ten Brinke/Tom Colsoul (Toyota) 6m08s
2.º Carlos Sainz/Lucas Cruz (Peugeot) + 3s
3.º Xavier Pons/Ricardo Adrian (Ford) + 4s
4.º Nasser Al-Attiyah/Matthieu Baumel (Mini) + 5s
5.º Marek Dabrowski/Jacek Czachor (Toyota) + 5s
6.º Nani Roma/Alex Bravo (Mini) + 7s
7.º Mikko Hirvonen/Michel Périn (Mini) + 7s
8.º Giniel De Villiers/Dirk Von Zitezwitz (Toyota) + 9s
9.º Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret (Peugeot) + 9s
10.º Sebastien Loeb/Daniel Elena (Peugeot) + 9s

Em destaque

Subir