Nas Notícias

Hipertensão durante gestação provoca complicações em mais de metade das grávidas

Um estudo realizado no Centro Hospitalar do Baixo Vouga demonstrou que mais de metade das grávidas com hipertensão e medicadas desenvolve complicações de saúde durante o parto ou após o mesmo. A hipertensão é responsável por 16 por cento da mortalidade materna.

Os resultados, obtidos com a avaliação de 139 grávidas hipertensas, permitem concluir que, mesmo havendo um controlo da tensão, 51,5 por cento das grávidas com medicação prescrita apresentam eventos adversos no parto, puerpério ou pós-parto.

“O controlo de tensão não é suficiente para evitar complicações. A doença hiperativa na gravidez não depende apenas do controlo tensional”, explicou José Mesquita Bastos, coordenador do estudo e cardiologista do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, em declarações à Lusa.

Segundo o mesmo estudo, a hipertensão anterior à gravidez aumenta a probabilidade de outros problemas, como a diabetes gestacional: dos 12 por cento de probabilidade na gravidez normal quase duplica para os 21 por cento na gravidez com hipertensão arterial.

A hipertensão na gravidez, responsável por 16 por cento da mortalidade materna, está ainda ligada à pré-eclampsia ou eclâmpsia, que pode mesmo levar a mulher à morte.

Com base nos resultados, José Mesquita Bastos alertou também para a importância de se fazer a medição da tensão arterial durante 24 horas (a MAPA – monitorização ambulatória da pressão arterial), nomeadamente para detetar falsas hipertensas.

“O mapa é muito importante”, insistiu o médico, lembrando que muitas mulheres apresentam hipertensão em ambiente de consulta, numa reação de alerta, que não se revela se for medida durante 24 horas: “Se formos medir a tensão por esse aparelho podemos ter a surpresa de 30 por cento não serem hipertensas”.

Medicar uma falsa hipertensa acarreta riscos, em especial devido à possibilidade de se diminuir a profusão da placenta e comprometer a alimentação do bebé.

O estudo vai ser apresentado no 10.º Congresso Português de Hipertensão, que hoje começa em Vilamoura.

Em destaque

Subir