Nas Notícias

Dia Mundial da Hipertensão Arterial: 75% das pessoas com doença renal crónica são hipertensas

Dia Mundial da Hipertensão Arterial assinala-se a 17 de maio. SPN alerta para a relação entre a hipertensão arterial e a doença renal.

No Dia Mundial da Hipertensão Arterial (HTA), que se assinala a 17 de maio, a Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN) alerta para a relação entre a hipertensão arterial e a doença renal.

hipertensão

Ou seja, mais de 75% das pessoas com doença renal crónica são hipertensas e têm necessidade de fazer mais do que dois fármacos anti-hipertensores, para além da restrição de sal na dieta.

Por outro lado, a HTA está associada ao desenvolvimento de doença renal crónica. Isto é, admite-se que pressão arterial mal controlada possa levar a um processo de esclerose arterial que envolve as artérias renais.

Dia Mundial da Hipertensão: Importância do controlo da pressão arterial

Um bom controlo da pressão arterial é, de acordo com a SPN, uma medida básica para evitar e/ou reduzir a progressão da doença renal.

“O que sabemos é que pessoas com pressões arteriais muito elevadas têm risco elevado de agravamento da função renal”, refere Edgar Almeida, presidente da SPN.

“HTA mal controlada está associada a lesões de órgãos alvo como o cérebro (encefalopatia hipertensiva), retina (edema da papila), insuficiência cardíaca ou insuficiência renal”, acrescenta.

Como mensagem para este dia, a SPN reforça o facto de a “HTA ser uma doença muito comum.

A sua prevalência aumenta com a idade pelo que todos devemos fazer medições regulares da pressão arterial.

Felizmente, além da vida saudável, existem uma miríade de fármacos que podem ajudar a controlar a HTA e a reduzir os riscos associados entre os quais saliento o risco de AVC, de insuficiência cardíaca e, obviamente, de doença renal crónica”.

Em destaque

Subir