Motores

Haydon Paddon lidera uma prova do WRC pela primeira vez

PaddonItalia115

Haydon Paddon lidera pela primeira vez uma prova do WRC, depois de ter terminado a primeira etapa do Rali de Itália no comando. O neozelandês da Hyundai fez as melhores escolhas de pneus e ganhou as três primeiras classificativas do dia.

Depois Paddon soube gerir muito bem a vantagem conquistada face à ofensiva dos pilotos da Volkswagen Sebastien Ogier e Jari-Matti Latvala. Infelizmente para eles alguns problemas permitiram-lhes apenas encurtar a diferença para o jovem piloto da Hyundai.

Ogier debateu-se com problemas de embraiagem no seu Polo R WRC, apesar de ter ganho três especiais e terminado a tirada na segunda posição a menos de nove segundos do líder.

OgierItalia115

Já Latvala sofreu um furo no penúltimo troço do dia. O que lhe fez perder tempo precioso e ‘caiu’ para a terceira posição a quase 26 segundos de Haydon Paddon.

O neozelandês foi o mais feliz dos homens da Hyundai, já que Dani Sordo perdeu uma roda do seu i20 WRC já depois de ter problemas na barra estabilizadora, enquanto que Thierry Neuville sentiu problemas de turbo no seu carro, que assim perdia potência nas classificativas.

Estes percalços jogaram em favor de Ott Tanak, que ganhando uma classificativa conseguiu terminar a etapa na quarta posição diante de Mads Ostberg, também o mais feliz dos pilotos da Citroën neste primeiro dia. Isto porque Kris Meeke ficou no segundo troço depois de um toque que o levou a capotar o DS3 WRC.

OstbergItalia115

Andreas Mikkelsen, no terceiro Volkswagen também não foi muito feliz, depois de um toque que danificou a suspensão do seu Polo R WRC, problemas de pressão de óleo obrigaram o norueguês a parar. Martin Prokop, que tinha ganho a super-especial da véspera, também teve uma saída de estrada e foi contra um arbusto na penúltima classificativa da etapa.

Classificação após a 10 PE
1.º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) 1h35m08,5s
2.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) + 8,8s
3.º Jari-Mati Latvala/Mika Anttila (Volkswagen) + 25,8s
4.º Ott Tanak/Raigo Molder (Ford) + 57,1s
5.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Citroën) + 1m50,4s
6.º Thierry Neuville/ Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 1m51,7s
7.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 1m59,5s
8.º Martin Prokop/Jan Tomanek (Ford) + 2m10,3s
9.º Lorenzo Bertelli/Lorenzo Granai (Ford) + 4m07,7s
10.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 4m17,9s

Em destaque

Subir