Nas Notícias

Há 434 mil jovens que não estudam e também não trabalham, diz o INE

desempregoO Instituto Nacional de Estatística não sabe o que fazem 434 mil jovens. Ao apresentar os dados sobre o desemprego, o INE adiantou que há quase meio milhão de pessoas, no escalão etário entre os 15 e os 35 anos, que não estudam nem trabalham.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) apresentou ontem os dados relativos ao emprego, ao desemprego e à inatividade: há quase meio milhão de jovens que não estudam nem trabalham. Segundo o INE, no escalão etário entre os 15 e os 34 anos, foi registado um novo recorde de pessoas sem ocupação: são 434 mil jovens.

O organismo esclarece que, neste quase meio milhão, há 130 mil jovens que não podem entrar para as estatísticas do desemprego, dado não terem comprovado que procuram ativamente emprego.

O INE refere a taxa de inatividade para dois grupos de jovens: entre os 25 e os 34 anos, situa-se nos 18,9 por cento, sendo de 14,1 por cento para os jovens entre os 15 e os 24. A explicação avançada é que, com o avançar da idade, os jovens vão ficando mais vulneráveis no mercado de trabalho, tanto mais que a falta de experiência complica a procura de emprego.

São números, salienta o organismo, superiores à média europeia.

Por regiões, o INE adianta que é na Madeira e nos Açores que as taxas são mais altas, com ambas a ultrapassarem os 20 por cento.

Em destaque

Subir