Mundo

Veja mais um gesto do Papa, um abraço a um homem desfigurado, que emociona o mundo

papa abraca doentepapa abraca doente 600Não é o primeiro abraço do Papa Francisco que gera emoção. Desta vez, foi um homem com o rosto desfigurado, vítima de neurofibromatose, que se encontrava na Praça de São Pedro, no Vaticano. Na bênção aos peregrinos, Francisco parou, aproximou-se do homem, abraçou-o, encostou-o ao peito e beijou-o. Veja as imagens.

Milhares de fiéis encontravam-se na Praça de São Pedro, mas um deles proporcionou ao Papa Francisco mais um gesto de compaixão que emocionou o mundo.

Trata-se de um homem com neurofibromatose, doença rara que deforma o corpo. Ao ver o homem, Francisco parou, aproximou-se, deu-lhe um forte abraço junto ao peito e beijou-o, numa bênção que gerou comparações com Francisco de Assis, santo da Igreja Católica que, por sinal, justifica o nome do Papa.

As imagens correram mundo e multiplicaram-se pelas redes sociais. A compaixão do Papa e a mensagem de amor pelo próximo emocionaram não só os peregrinos que estavam no local, mas todos os que puderam assistir àquela que será, certamente, uma das mais marcantes atitudes do Papa Francisco.

Mas, a verdade é que esta não é a primeira vez que o Papa surpreende, pelo carinho e amor que dedica ao Homem e sobretudo a pessoas que são vítimas de problemas de saúde ou de preconceitos sociais.

Foi este Papa que abriu o seu coração a uma mulher que gerava um filho nascido de uma relação extraconjugal. Foi este Papa que olhou os prisioneiros como filhos do mesmo Deus. Foi também Francisco que olha a pobreza com extrema preocupação. E que rejeita que a homossexualidade seja argumento para fechar as portas da Igreja Católica.

Foi também este Papa que confrontou o poder político, que denuncia a corrupção, o materialismo. “O Homem criou novos ídolos. A adoração do antigo bezerro de ouro encontrou uma nova e inesperada imagem no fetichismo do dinheiro e na ditadura da economia sem rosto, nem objetivo verdadeiramente humano. Atualmente, o ser humano é um bem de consumo de uma cultura descartável, para se usar e deitar fora”, disse um dia.

O Papa denunciou ainda a “corrupção tentacular” e a “evasão fiscal egoísta”, que apresentam uma dimensão mundial, de acordo com o líder da Igreja Católica.

“Assim como a solidariedade, também a ética incomoda e é considerada uma ameaça, porque não aceita a manipulação e a submissão da pessoa”, disse.

Agora, Francisco abraça um homem doente, desfigurado. E volta a transmitir ao mundo uma mensagem. Veja as imagens:

https://www.youtube.com/watch?v=qlRjxp5ptYI

Em destaque

Subir