Economia

Há 14 biliões de euros nos paraísos fiscais que davam para “eliminar duas vezes” a pobreza extrema

dinheiroA Oxfam, uma organização não governamental, acredita que os 14 biliões de euros escondido nos paraísos fiscais permitiriam uma receita, em impostos, de 120 mil milhões de euros, montante que “daria para acabar duas vezes com a pobreza extrema no mundo”.

No dia em que a União Europeia (UE) debate as formas de luta contra a evasão e fraude fiscal, a Oxgam, uma organização não-governamental (ONG) com atividade em 90 países, fez as contas ao dinheiro que está escondido nos paraísos fiscais: 14 biliões de euros, assegura. A serem cobrados os impostos sobre estas verbas, a receita fiscal seria de 120 mil milhões de euros, valor suficiente para “acabar duas vezes com a pobreza extrema”.

“O dinheiro perdido equivale a duas vezes o necessário para que cada pessoa no mundo assolado pela pobreza extrema viva acima do limiar de 1,25 dólares por dia. É escandaloso que tanto dinheiro passe ao lado dos impostos, deixando livres aqueles que mais podem pagar pelo bem público e pelo serviço público”, argumentou Kevin Roussell, um dos porta-vozes da Oxgam.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir